Pequeno Mobiliário Brasileiro

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Meu depoimento 

 

Formado em Arquitetura e trabalhando no Setor de Teatro do Departamento de Cinema e Radio-TV da ECA USP tive meu olhar desviado por personagens montados por atores, o que exige ambiente físico que os suporte para que ajam.

Em Guernica, do Picasso há cinco personagens humanos cujas posturas se sustentam, aos olhos, por suportes visuais.

A partir dessa visada imaginei, primeiro, figuras com posturas dramatizada, soltas no ar, fig 01, fig 02 e fig 03, depois seus suportes físicos. Usei para essas primeiras imagens as figuras femininas da pintura de Picasso.

 O que resultou, ainda paródia, em um projeto de mobiliário com o qual acabei ganhando o Premio Forma de Desenho Industrial. O projeto que foi apresentado na Bienal de Paris de 1979 e entre 2018 e 2019, de outubro a março, no Carré d’Art, Nimes, France,  exposição Picasso –Le Temps de Conflit, na sala especial com Picasso, Dora Maar e René Clair

O único personagem masculino, o Guerreiro Morto, foi motivo de outras especulações resultando em uma performance que se vê em 3 fotos polaroid, precaríssimas fig01; fig02; fig03.

Gabriel Borba 2018

 

 

 

Conjunto da Obra

Figura

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Saga do Guerreiro Morto

Pequeno Mobiliário Brasileiro (performance-happening), 1978

Video Tape

Obras, Séries e Coleções: Pequeno Mobiliário Brasileiro

Exposições: Situações: arte brasileira - anos 70

Pequeno Mobiliário Brasileiro

(performance/happening)

 

Meu depoimento

 

Em 1978 o Museu da Imagem e do Som de São Paulo promoveu um evento fundamentado na ideia Videoperformance. A meu ver um título sem conteúdo que não prosperou. Muito do que foi feito nesta rubrica está abrigado sobre o guarda chuva Arte Media, generosamente receptivo. Talvez se possa considerar vídeoperformance algumas performances in absentia aquelas que são dadas à participação e fruição, via vídeo, de outro lugar do planeta ou aparatos ambulantes como as Videocriaturas do Otavio Donasci. De qualquer forma o chamamento Videoperformance representou um desafio.

Optei por expor em vídeo as imagens da performance Pequeno Mobiliário Brasileiro, Estofado para o Guerreiro Morto com a narrativa inversa: de nu, em repouso sobre a poltrona construída com cinco varetas e a roupa do corpo o personagem enroupa-se e, uma vez vestido, ao vivo, distribui ao público as varetas que estruturaram o mobiliário.

A plateia reage ora com luta de espada, ora ccom batucada, ora... Mas ninguém tirou a roupa para construir o estofado sugerido pelo vídeo. Talvez não houvesse um guerreiro morto por ali.

Estranhamente como com o video de Operata o Preço do Dinheiro muitos tomam isso que seria um documentário como video arte . Está mais perto de fazer sentido, uma vez que a apresentação inicial tenha sido "videoperformance". Seja!

Gabriel Borba, 2018