Desenhos, Colagens e Afins

Desenho

Meu depoimento, 2018

 

O desenho tem sido um modo de pensar. 

 

Diz Carlos Fajardo que “o desenho é o espaço entre”. Desenho como Instrumento, Cooperativa dos Artistas Plásticos de São Paulo, 1979. Sim, pois.

Um retrato, mesmo uma caricatura, está, justamente, entre as várias voltas do traço. Traçado que de alguma maneira, determina a qualidade do conteúdo. Irônico, chistoso, denunciante...

Mas e um círculo? Será o circulo o seu traço ou a rodela que é, justamente, o “espaço entre”? Aqui nenhuma deformação é permitida a não ser as da qualidade do traço: matiz, valor, sensibilidade... A rodela será sempre a mesma.

 

Frase atribuída a Picasso chama minha atenção:  ""Antes um quadro era uma soma de adições. Comigo um quadro é uma soma de destruições.”

 

Coisas assim destruiriam o circulo. Descaracterizariam a rodela para construir um modo expressivo mais abrangente que o objeto específico daquele desenho. Significação que vai além do “espaço entre”

O espaço em torno, quem sabe?

Melhor, o "espaço entre" o que vê e o que é visto.

 

Nota: Neste website  fotos; fotomontagens; gravura e demais impressos estão classificadas como Desenho, colagens e afins

Gabriel Borba, 2018

Conjunto da Obra

A Mão da Moça

Apenas

Cartas de Alexandria

Cicatriz

Corpo che cade

Deconstrução

Figura

Espelho de Julieta

Espelho de Julieta

Cópia impressa OffSet, 21.50 X 14.50 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Figura

Modelo

Modelo, 1990

nankin lapis sobre papel, 32.30 X 48.00

Obras, Séries e Coleções: Figura

Modelo

Modelo, 1990

Nankin grafite lapis de cor sobre papel , 48.00 X 33.20

Obras, Séries e Coleções: Figura

Gestörte Nummeration

Hino dos Vencidos

Imagens de Urgência

Jaula da Anta

Limiar do Visível

Mascara, video instalação

ME

Objeto ME az

Objeto ME az, 1981

Heliografia com madeira e fio, 53.00 X 55.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Objeto ME vm

Objeto ME vm, 1981

Heliografia com madeira e fio, 51.00 X 52.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Nós

O Estado das Coisas

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

Obra esparsa

Opereta

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Rebusteia

Recordação de Viagem

Retratos

Risco Arisco

Pequeno Retangulo Branco (Lendo Angelus Silesius)

Pequeno Retangulo Branco (Lendo Angelus Silesius), 2011

25.00 X 9.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Risco Arisco

Saga do Guerreiro Morto

Série Carnavalesca

Sudario

The Lady I long for

TRÄMA

Transparências

Magnetoscópio com Ponto Cruz e Etiqueta

Magnetoscópio com Ponto Cruz e Etiqueta, 1992

Fotolito cordão cartão sobre acetato, 46.00 X 31.50 X 0.50

Obras, Séries e Coleções: Transparências

Visitando Miró

Gestörte Nummeration, c.1973

Nankin sobre papel

Obras, Séries e Coleções: Gestörte Nummeration

Exposições: In Contextu

Gestörte Nummeration

Numeração Perturbada

 

Meu depoimento

 

Professor Markus Neuwirth, Institut für Kunstgeschichte, Universität Innsbruck, Austria, pesquisando nos arquivos do KUNST MERAN MERANO ARTE, norte da Itália encontra uma pasta com o legado da artista Regina Klaber Thusek, composto por correspondência, obras de arte, e diário. 

Em seu diário relata um encontro comigo em casa de Vilém Flusser, Merano, Itália, onde eu passava uma temporada e manifesta entusiasmo com a minha conversa e obras em papel que levava. Descreve longamente, e com certo exagero entusiasmado, a minha instalação Ambiente de Confrontação, de 1972. 

O desenho que acompanha a mensagem do prof. Neuwirth, chega com o “título” Gestörte Nummeration que manterei . Não me lembro desse desenho mas sei que é meu, parceiro de dois outros, Qualidade e Mutações; . A imagem, provavelmente em foto tomada por Regina Thusek é intrigante pela semelhança que guarda com outro, Qualidade, provavelmente um seu primeiro estudo. 

Gabriel Borba, 2019