Pequeno Mobiliário Brasileiro

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Meu depoimento 

 

Formado em Arquitetura e trabalhando no Setor de Teatro do Departamento de Cinema e Radio-TV da ECA USP tive meu olhar desviado por personagens montados por atores, o que exige ambiente físico que os suporte para que ajam.

Em Guernica, do Picasso há cinco personagens humanos cujas posturas se sustentam, aos olhos, por suportes visuais.

A partir dessa visada imaginei, primeiro, figuras com posturas dramatizada, soltas no ar, fig 01, fig 02 e fig 03, depois seus suportes físicos. Usei para essas primeiras imagens as figuras femininas da pintura de Picasso.

 O que resultou, ainda paródia, em um projeto de mobiliário com o qual acabei ganhando o Premio Forma de Desenho Industrial. O projeto que foi apresentado na Bienal de Paris de 1979 e entre 2018 e 2019, de outubro a março, no Carré d’Art, Nimes, France,  exposição Picasso –Le Temps de Conflit, na sala especial com Picasso, Dora Maar e René Clair

O único personagem masculino, o Guerreiro Morto, foi motivo de outras especulações resultando em uma performance que se vê em 3 fotos polaroid, precaríssimas fig01; fig02; fig03.

Gabriel Borba 2018

 

 

 

Conjunto da Obra

Figura

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Saga do Guerreiro Morto

Pequeno Mobiliário Brasileiro prancha 2, 1977

nankin lapis sobre papel, 85.00 X 60.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Pequeno Mobiliário Brasileiro

Exposições: Arco Madrid 2020, Espaço B / MAC, Exposição como gosto de expor, In Contextu, Pequeno Mobiliário Brasileiro, Picasso. Le temps des Conflits, Xª Bienal de Paris