Gestörte Nummeration

Gestörte Nummeration

Numeração Perturbada

 

Meu depoimento

 

Professor Markus Neuwirth, Institut für Kunstgeschichte, Universität Innsbruck, Austria, pesquisando nos arquivos do KUNST MERAN MERANO ARTE, norte da Itália encontra uma pasta com o legado da artista Regina Klaber Thusek, composto por correspondência, obras de arte, e diário. 

Regina Thusek ao que me conta o prof. Neuwirth, judia nascida em 1900, originária da Moravia, em tempos da segunda guerra viveu em Praga, Viena, Londres e, enfim em Milão onde estava seu marido a trabalho. Em 1938 a polícia Italiana confinou o casal em Merano onde ela morreu em 1983.

Em seu diário relata um encontro comigo em casa de Vilém Flusser, Merano, Itália, onde eu passava uma temporada e manifesta entusiasmo com a minha conversa e obras em papel que levava. Descreve longamente, e com certo exagero entusiasmado, a minha instalação Ambiente de Confrontação, de 1972. Em suas palavras: "... Und so avantgardistische
Avantgarde habe ich bis jetzt noch nicht kennen gelernt" (“...nunca encontrei uma vanguarda tão vanguardistica“)

O desenho que acompanha a notícia que me envia o prof. Neuwirth, chega com o “título” Gestörte Nummeration que manterei . Não me lembro desse desenho mas sei que é meu, parceiro de dois outros, Qualidade e Mutações; . A imagem, provavelmente em foto tomada por Regina Thusek é intrigante pela semlhança com o outro, Qualidade, provavelmente um seu primeiro estudo. Manterei o titulo em alemão,  por ser sugestivo, diferenciar do sucessor e manter a memória do encontro com Gina Klaber Thusek. E mais, adotarei o nome como o título do conjunto de três peças da mesma linha.

Gabriel Borba, 2020

Conjunto da Obra

Gestörte Nummeration