Conjunto da Obra

Em Quatro Desentende-se Melhor

Figura

Hino dos Vencidos

Jaula da Anta

Nós

Obvium cum Triplet

Operador

PGU 666 e Artista Profissional

POESIA eVENTO

Rebusteia

Receita de Arte Brasileira

The Lady I long for

TRÄMA

Transparências

Um Golpe de Dada

Vinte Páginas

Nós (impresso), 1975

impresso colagem e fios coloridos, 29.70 X 21.00

Obras, Séries e Coleções: Figura,Nós,TRÄMA

Exposições: 60 pós 60, AI-5 50 ANOS, Coleção em Cartaz, Espaço B / MAC, In Contextu, Saturn, Tempos Fraturados

 

 

Nós,

Depoimento

 

Do album TRÄMA, 1975, off set e fio de seda em papel vegetal colado em offset 32 ​​x 22 cm.
Capa de "Coleção: outras abordagens: vol.I" Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Com texto de Evandro Nicolau, pg 21, 

 

Comentário

João Borba

 

"Este NÓS (nós ou nós) impresso, além de ser uma bela peça, é muito interessante. Muitas leituras crescem se o contexto político não for sobrestimado. Estar amarrado sugere mais do que aquilo que é pesado pelo contexto. A peça tem um jogo de contrastes que fascina: o peso do conteúdo no fundo e a leveza da transparência sobreposta; o humano e corpóreo e a grelha que é quase um gráfico cartesiano. E a costura dos dois planos nessas linhas, como cicatrizes que seguem a forma do corpo, é fascinante.

Diz muito.

A peça, acho, é política num outro plano, estendendo-se até bem além do mero contexto da época, que pode ter sido o trampolim.

As costuras também lembram sangue.

O fato de ser uma imagem do próprio artista também deixa uma marca no pensamento da gente.

O gráfico sugere cálculo, naquele plano de leveza da transparência.

E tem o detalhe de estar deslocado da moldura, dando destaque para a rede do gráfico como sendo uma grade mesmo... Uma coisa calculada e que de algum modo suaviza o peso de conteúdo no fundo... Como se a peça toda fugisse calculadamente do seu próprio conteúdo para um plano de leveza estética, sublimando...

A grade fora da moldura parece uma grade solta, pronta pra uma fuga."

João Borba, 2021