Cadernos e Anotações esparsas

Cadernos e Anotações Esparças

Meu depoimento

 

Durante anos mantive anotações em cadernos ou em folhas soltas, nas quais registrava e aprimorava as minhas peças de execução mais complicada. Depois passei a fazê-lo no computador.

Conheci cadernos de outros artistas e admirei alguns: Boi, Baravelli e, recentemente, Hudinilson. E bem recenteme, janeiro 2019, guiado por Maria Alice Milliet, conheci, em exposição, umas poucas páginas de cadernos de anotações do Lasar Segal. Esses eram cadernos de recordações, de observações interessantes e de ideias a desenvolver ou de anotações de sentimentos. Um diário de “ir vivendo”. Nunca me dediquei sistematicamente a isso

Os meus cadernos são menos ricos, mais desordenados. Desenhei ideias que não podiam ser realizadas fora do ateliê; fiz anotações de ritmo, sequência ou posição de partes e instruções para um “produto final” em papel ou foto. Anotações para projeto a elaborar, anotação de aula e de leituras e, muitas vezes, demonstrações, ilustrando conversas com outros. Em geral eram como rabisco que se faziam quando em conversa telefônica ou enfrentando o tédio de uma reunião.

Não tinham autonomia nem intenção de ser “obra”. Até que outros, gente da área e curadores, deram-lhe outra feição. Francisco Salas da Galeria PM8, o mais intenso deles, recolheu algumas dessas anotações e chegou a emoldurar umas, em folha solta, e prepara-las para exposição. Vi, no MAM São Paulo, na exposição MAM 70: MAM e MAC USP, 2018, curadoria da Ana Magalhães, Felipe Chaimovich e Helouise Costa, uma carta que escrevi a mão como apresentação de algo que fiz, enviada à Kresge Art Galery, USA. Fico curioso sobre o destino que pode ser dado aos estudos de cor que têm, por vezes, cara de coisa acaba. Ou será que coisas assim só acontecem com o segmento conceitualista?

Gabriel Borba, 2019

Conjunto da Obra

Picasso me lo enseño

Picasso me lo enseño, c.1974

Anotação em nankin sobre folha de caderno, 21.70 X 15.20 X 0.00

Fonte para São Paulo Galante

Fonte para São Paulo Galante

Lapis de cor e grafite sobre papel, 33.00 X 41.20

A Mão da Moça

bord

b or notb

b or notb, c.1999

inserção sobre foto, 0.00 X 0.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: bord

Cor estudo

Cor, estudo, RS+VD

Cor, estudo, RS+VD, 1981

Guache colagem sobre papel, 22.00 X 22.00

Obras, Séries e Coleções: Cor estudo

Hino dos Vencidos

Jaula da Anta

ME

Narcissus Poeticus

Narcissus Poeticus

Lapis sobre papel vegetal, 48.50 X 34.50 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Projeto para Objeto ME

Projeto para Objeto ME, 1981

Lapis hidrográfia sobre papel vegetal, 48.00 X 34.20 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Estudo para ME VT

Estudo para ME VT, 1977

Hidrográfica sobre papel, 21.50 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: ME

Pequena amostra I

Pequena amostra I, 1983

Lapis nankin sobre cartão, 24.00 X 18.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Pequena Amostra II

Pequena Amostra II, 1983

Lapis nankin sobre cartão, 24.00 X 18.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Pequena Amostra de Grandes Conflitos

Pequena Amostra de Grandes Conflitos, 1983

Lapis lapis de cor nankin sobre papel, 45.80 X 32.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Pequeno Mobiliário Brasileiro

POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, considerações

POESIA eVENTO, considerações, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, cronometragem 01

POESIA eVENTO, cronometragem 01, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, cronometragem 02

POESIA eVENTO, cronometragem 02, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 12.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, cronometragem 03

POESIA eVENTO, cronometragem 03, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 12.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, cronometragem 05

POESIA eVENTO, cronometragem 05, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO, cronometragemslide 01

POESIA eVENTO, cronometragemslide 01, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

POESIA eVENTO,cronometragem slide 02

POESIA eVENTO,cronometragem slide 02, c.1974

Hidrográfica sobre papel, 21.70 X 15.20

Obras, Séries e Coleções: POESIA eVENTO

Rebusteia

Saga do Guerreiro Morto

The Lady I long for

b or notb, c.1999

inserção sobre foto, 0.00 X 0.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: bord

b or notb

Meu depoimento, 2015

 

Entre minhas anotações há esta elaboração da figura que usei em NÓS, de 1975, inserida na figura da letra d. Um não b, reparando bem. Em ingles o conjunto resulta em be e not be.

Com a ajuda de Mallarmé, Un coup de dés jamais n'abolira le Hasard, compus bord. Poema visual, como dizem.

E fui mais longe imaginando sete movimentos em S8 de 7 segundos cada. O conjunto, com o nome OU, ficou inacabado.

Claro, a elaboração é mais complicada que isso, foi demorada e contei com alguma conversa com Vilé