Conjunto da Obra

A Mão da Moça

Arte ou Similar

Figura

Folie et Jolie

Folie et Jolie, c.1979

Acrilica sobre madeira, 40.00 X 40.00 X 5.50

Obras, Séries e Coleções: Figura

Imagens de Urgência

Mandinga

Retratos

Imagem de Urgência, 1969

Esmalte sintético sobre aglomerado, 122.00 X 90.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Imagens de Urgência

Imagem de Urgência

Meu depoimento

 

A figura que se repete, aqui e em outras pinturas emoldurando a parte superior ou inferior da tela é o retrato do Dr. Armando Marcondes Machado Junior, então presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, posta ali, como a vigiar o meu fazer, pela admiração a esse homem de posição coerente e corajosa.

Juntos passamos por aventura marcante, hoje engraçada, relatada pelo Dr. Armando, carinhosamente Armandinho, em entrevista que deu ao Jornal do Sindicato dos Procuradores do Estado de São Paulo em 1998, cujo trecho replico aqui: 

“JS - Como a Associação, que não dispunha de recursos, conseguiu levar adiante tal evento? (Refere-se ao Congresso para a Advocacia Pública, 1969).
Armando - O professor Hely Lopes Meirelles, então secretário da Justiça, contribuiu para a viabilidade desse primeiro Congresso. Consegui patrocínio para os cartazes e o coquetel. O cartaz, por incrível que pareça, foi o que deu mais dor de cabeça. Ele seria impresso gratuitamente na gráfica da Secretaria do Turismo, que rejeitou o primeiro trabalho do artista gráfico que contratamos, o Gabriel Borba Filho, por entender que o cartaz tinha conotações comunistas. O Borba o aceitou de volta e fez outro, que foi prontamente aceito.”

Gabriel Borba, 2002