Desenhos, Colagens e Afins

Desenho

Meu depoimento, 2018

 

O desenho tem sido um modo de pensar. 

 

Diz Carlos Fajardo que “o desenho é o espaço entre”. Desenho como Instrumento, Cooperativa dos Artistas Plásticos de São Paulo, 1979. Sim, pois.

Um retrato, mesmo uma caricatura, está, justamente, entre as várias voltas do traço. Traçado que de alguma maneira, determina a qualidade do conteúdo. Irônico, chistoso, denunciante...

Mas e um círculo? Será o circulo o seu traço ou a rodela que é, justamente, o “espaço entre”? Aqui nenhuma deformação é permitida a não ser as da qualidade do traço: matiz, valor, sensibilidade... A rodela será sempre a mesma.

 

Frase atribuída a Picasso chama minha atenção:  ""Antes um quadro era uma soma de adições. Comigo um quadro é uma soma de destruições.”

 

Coisas assim destruiriam o circulo. Descaracterizariam a rodela para construir um modo expressivo mais abrangente que o objeto específico daquele desenho. Significação que vai além do “espaço entre”

O espaço em torno, quem sabe?

Melhor, o "espaço entre" o que vê e o que é visto.

 

Nota: Neste website  fotos; fotomontagens; gravura e demais impressos estão classificadas como Desenho, colagens e afins

Gabriel Borba, 2018

Conjunto da Obra

A Mão da Moça

Apenas

Cartas de Alexandria

Cicatriz

Corpo che cade

Deconstrução

Figura

Espelho de Julieta

Espelho de Julieta

Cópia impressa OffSet, 21.50 X 14.50 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Figura

Modelo

Modelo, 1990

nankin lapis sobre papel, 32.30 X 48.00

Obras, Séries e Coleções: Figura

Modelo

Modelo, 1990

Nankin grafite lapis de cor sobre papel , 48.00 X 33.20

Obras, Séries e Coleções: Figura

Gestörte Nummeration

Hino dos Vencidos

Imagens de Urgência

Jaula da Anta

Limiar do Visível

Mascara, video instalação

ME

Objeto ME az

Objeto ME az, 1981

Heliografia com madeira e fio, 53.00 X 55.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Objeto ME vm

Objeto ME vm, 1981

Heliografia com madeira e fio, 51.00 X 52.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: ME

Nós

O Estado das Coisas

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

Obra esparsa

Opereta

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Rebusteia

Recordação de Viagem

Retratos

Risco Arisco

Pequeno Retangulo Branco (Lendo Angelus Silesius)

Pequeno Retangulo Branco (Lendo Angelus Silesius), 2011

25.00 X 9.00 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: Risco Arisco

Saga do Guerreiro Morto

Série Carnavalesca

Sudario

The Lady I long for

TRÄMA

Transparências

Magnetoscópio com Ponto Cruz e Etiqueta

Magnetoscópio com Ponto Cruz e Etiqueta, 1992

Fotolito cordão cartão sobre acetato, 46.00 X 31.50 X 0.50

Obras, Séries e Coleções: Transparências

Visitando Miró

A Mão da Moça não Sabe Costurar, 1979

Nankin e aquarela sobre papel, 22.50 X 15.20 X 0.00

Obras, Séries e Coleções: A Mão da Moça,Obra esparsa

A Mão da Moça não Sabe Costurar

Meu depoimento 

 

Vi, encantado, os desenhos de Milor Fernandes e o modo como os fazia.

Rabiscos, colagens e figuras feitas para reprodução impressa em jornais e revista tinham, nos originais, aparência desastrosa.

A mistura de recortes, tampa de garrafa, rabiscos sobre uma figura canhestra tinha um propósito expressivo que seria concretizado quando impresso.

Pensei nisso para a minha participação na exposição de gravuras em xerox que se combinava. 

Imaginei que a cópia xerox podia introduzir uma prática contestatória, mais que uma inovação, no circuito da arte. Por exemplo assinar e numerar cópia com Número/Infinito.

 

Escolhi meus desenhos da Mão da Moça não Sabe Costura, que estavam sendo estudados para a pintura do mesmo título, dando-lhe contornos e cores pensando na reprodução xerox. Com o mesmo fim mantive a folha no caderno provocando as sombras do contorno e do espiral, imaginando reproduzi-lo sobre papel colorido.

Dois outros desenhos seguiram o mesmo princípio, nestes,  nankin, lapis e aguada, um deles com colagem.

Gabriel Borba, 2019