Conjunto da Obra

bord

Deconstrução

ME

Estudo para ME VT

Estudo para ME VT, 1977

Hidrográfica sobre papel, 21.50 X 15.20

Série/Coleção: ME

Nós

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

O Vento Uiva, ouça

Operador

Opereta

Pequeno Mobiliário Brasileiro

POESIA eVENTO

Pequeno Mobiliário Brasileiro (performance-happening), 1978

Video Tape

Série / Coleção: Pequeno Mobiliário Brasileiro

Pequeno Mobiliário Brasileiro

(performance/happening)

 

Meu depoimento

 

Em 1978 o Museu da Imagem e do Som de São Paulo promoveu um evento fundamentado na ideia Videoperformance. A meu ver um título sem conteúdo que não prosperou. Muito do que foi feito nesta rubrica está abrigado sobre o guarda chuva Arte Media, generosamente receptivo. Talvez se possa considerar vídeoperformance algumas performances in absentia aquelas que são dadas à participação e fruição, via vídeo, de outro lugar do planeta ou aparatos ambulantes como as Videocriaturas do Otavio Donasci. De qualquer forma o chamamento Videoperformance representou um desafio.

Optei por expor em vídeo as imagens da performance Pequeno Mobiliário Brasileiro, Estofado para o Guerreiro Morto com a narrativa inversa: de nu, em repouso sobre a poltrona construída com cinco varetas e a roupa do corpo o personagem enroupa-se e, uma vez vestido, ao vivo, distribui ao público as varetas que estruturaram o mobiliário.

A plateia reage ora com luta de espada, ora ccom batucada, ora... Mas ninguém tirou a roupa para construir o estofado sugerido pelo vídeo. Talvez não houvesse um guerreiro morto por ali.

Estranhamente como com o video de Operata o Preço do Dinheiro muitos tomam isso que seria um documentário como video arte . Está mais perto de fazer sentido, uma vez que a apresentação inicial tenha sido "videoperformance". Seja!

Gabriel Borba, 2018