Video_MAC

Video_MAC, 2020

Curador: Roberto Moreira Cruz

Exposição virtual

Live com o curador em 08.08.2020 11H00

MAC USP

Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301, 04094, São Paulo, SP, Brasil

Tel: +55 11 2648.0254

Video_MAC

Meu depoimento

 

As iniciativas de Walter Zanini ecoam.

Desta vez na pesquisa de pós-doutorado de Roberto Moreira Cruz, precioso levantamento dos primeiros trabalhos de video por artistas paulistas, em meados dos anos 1970. Que resultou na exposição Video_MAC com sua curadoria. Na abertura fizemos uma transmissão ao vivo de uma conversa entre o curador e eu.

Interessado nas produções artisticas multimídia, Walter Zanini, enquanto diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, entre múltiplas iniciativas na categoria, investiu na compra de, raro na época, equipamento portátil de gravação de vídeo e na capacitação dos artistas. Organizou o Núcleo de Vídeo Arte coordenado por Cacilda Texeira da Costa, que incluiu orientação técnica para os  novatos no manuseio do equipamento.

Na ocasião gravei os videos  ME VT, Nós (Versão II) e O Gato Acorrentado a um só Traçado.

Gabriel Borba, 2020

Conjunto da Obra

ME

Nós

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

O Estado das Coisa (indicação direta I), 1979

colagem, 65.00 X 45.00 X 0.00

Série / Coleção: O Estado das Coisas

O Estado das Coisas

Meu depoimento

 

Jornais estavam censurados e não disfarçavam. Artigos vetados pelo censor, sob a alegação que a edição estava pronta, eram substituídos ora por mancha preta, ora  por texto alternativo, pura gozação, como poesia clássica ou receita culinária. 

Via constantemente a artimanha e, sobre a primeira página do O Estado de São Paulo, diário muito combativo, registrei O Estado das Coisas. Alusão ao titulo daquele periódico, estado como unidade da federação, substituído por estado como sinônimo de condição.

Gabriel Borba