Video_MAC

Video_MAC, 2020

Curador: Roberto Moreira Cruz

Exposição virtual

Live com o curador em 08.08.2020 11H00

MAC USP

Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301, 04094, São Paulo, SP, Brasil

Tel: +55 11 2648.0254

Video_MAC

Meu depoimento

 

As iniciativas de Walter Zanini ecoam.

Desta vez na pesquisa de pós-doutorado de Roberto Moreira Cruz, precioso levantamento dos primeiros trabalhos de video por artistas paulistas, em meados dos anos 1970. Que resultou na exposição Video_MAC com sua curadoria. Na abertura fizemos uma transmissão ao vivo de uma conversa entre o curador e eu.

Interessado nas produções artisticas multimídia, Walter Zanini, enquanto diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, entre múltiplas iniciativas na categoria, investiu na compra de, raro na época, equipamento portátil de gravação de vídeo e na capacitação dos artistas. Organizou o Núcleo de Vídeo Arte coordenado por Cacilda Texeira da Costa, que incluiu orientação técnica para os  novatos no manuseio do equipamento.

Na ocasião gravei os videos  ME VT, Nós (Versão II) e O Gato Acorrentado a um só Traçado.

Gabriel Borba, 2020

Conjunto da Obra

ME

Nós

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

ME VT, 1977

Video Tape, 0.00 X 0.00 X 0.00

Série / Coleção: ME

ME vt

 

Meu depoimento em novembro 2015

 

O video ME, elaborado e produzido no Museu de Arte Contenporânea da Univeersidade de São Paulo, foi, recentemente (janeiro 2015), convocado para integrar a mostra State of Fugue (in its large meaning as an escaping, a dramatic shift, an aspiration for something new and different, an inner desire to disappear) [Estado de Fuga (em seu significado mais extenso, fuga como uma mudança dramática, uma aspiração por algo novo e diferente, um desejo interior de desaparecer)]. Evento realizado no IASPIS, Stokolm, organizado pelo grupo OuUnPo, curadoria (videos) de Elena Nemkova.

Para a ocasião escrevi o pequeno depoimento que segue: " In the mid-1970s I was interested in the writings of Lacan and caught my attention the concept of 'objet a' the unreachable object of desire. Thinking of myself  I drew a series of object ME  , including the VT in question in which I realized that the path to reach ones inner self is to escape  oneself deleting oneself in favor of a more abstract personage, the unreachable me. (Em meados da década de 1970, eu estava interessado nos escritos de Lacan e chamei minha atenção para o conceito de "objeto a", o objeto inacessível do desejo. Pensando em mim, desenhei uma série de objetos ME, incluindo o VT em questão, na qual percebi que o caminho para alcançar o eu interior é escapar de si mesmo, excluindo-se em favor de uma personagem mais abstrata, que me é inacessível).GB"

 

Gabriel Borba