Flusser 100 Anos

Flusser 100 Anos, 2020

Curador: Baruch Gottlieb

Video performance online

Flusser 100 Anos


Meu depoimento

 

Recebo de  Baruch Gottlieb, Vilém Flusser Archiv, Berlin, convite para juntar-me à celebração dos 100 de Flusser, em evento online do meio dia de 12, de Maio à meia noite, horário alemão. O evento vem em substituição do projetado festival em Robion, França, suspenso por efeito da pandemia de coronavirus em curso.

Optei por um video simples baseado na profunda impressão deixada por episódio da minha experiência como seu assistente. Tive a colaboração de Monai de Paula Antunes, pesquisadora de arte, colaboradora do  Vilém Flusser Archiv, Berlin, tudo feito por recursos de telefone celular, vencendo as distâncias que nos separavam.

O conjunto a que dei o título O Vento Uiva, ouça é composto por declaração; manifestação poética sobre texto lido e finale.

Gabriel Borba, 2020

 

VIDEO

Conjunto da Obra

O Vento Uiva, ouça

O Estado das Coisa (indicação direta III), 1979

colagem, 65.00 X 46.00 X 0.00

Série / Coleção: O Estado das Coisas

O Estado das Coisas

Meu depoimento

 

Jornais estavam censurados e não disfarçavam. Artigos vetados pelo censor, sob a alegação que a edição estava pronta, eram substituídos ora por mancha preta, ora  por texto alternativo, pura gozação, como poesia clássica ou receita culinária. 

Via constantemente a artimanha e, sobre a primeira página do O Estado de São Paulo, diário muito combativo, registrei O Estado das Coisas. Alusão ao titulo daquele periódico, estado como unidade da federação, substituído por estado como sinônimo de condição.

Gabriel Borba