Becoming Common Stars...at Night

Becoming Common Stars...at Night, 2016

Curador: Francisco Salas

Exposição coletiva

Com Loreto Troncoso Martinez

Galeria PM8

Rúa Pablo Morillo, 8, 36201 Vigo, Pontevedra, Espanha

+34 986 43 43 33

 

Becoming Common Stars.. at Night

Chore! e deixe que chorem

                                                     Voltaire

 

Vozes...

...são tantas vozes tentando chamar nossa atenção...mas afinal só ouvimos aquelas poucas que estão na nossa mesma frequência, aquelas que acordam nossa consciência.

...”

PM8 press release, 2016

 

 

Conjunto da Obra

Opereta

Opereta o Preço do Dinheiro, 1981

Video Tape

Série / Coleção: Opereta

Opereta, 1980

(Opereta Buférrima

O preço do Dinheiro é o Saldo Médio)

Versão Simplificada

 

Meu depoimento 2018

 

Com o título Opereta Buférrima o Preço do Dinheiro é o Saldo Médio, fiz uma parodia da situação por que passei em um banco cheio de ruidos confusos de saltinhos no piso de madeira, máquinas de escrever, conversas em sussuro, outras em voz alta, ouvindo do gerente que eu estava inabilitadao para uma negociação por não ter Saldo Médio

Uma enorme matraca batendo no chão (matraca é o instrumento com que os vendedores de biju chamam a atenção nos semáforos e, também, como se diz de quem fala muito) e muitos apitos de festa, separados por espécie, distribuidos ao público no rítmo da ação, promoveram enorme algazarra em competição de que grupo fazia mais barulho.

Diferente da versão original, apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde dois personagens, o gerente e o publico em geral operavam a matraca, esta versão simplificada, apresentada na Cooperativa de Artistas Plásticos de São Paulo, que se vê aqui e no Museu Guido Viaro, Curitiba , Paraná, contava com um operador da matraca e a audiência fazendo o público em geral.

Opereta é, neste caso, um documentário da performance com esse título que tem sido apresentado como video arte embora, de inicio, não fosse assim. Há que se pensar sobre  esse tipo de apropriação de uma modalidade (documentário) por outra (video arte). É possível que coisas assim aconteçam pelo conteúdo; pelo modo da produção ou pelo histórico do artista. Vale a reflexão.

Gabriel Borba 2018