Artissima 2016

Artissima 2016, 2016

Curador: Francisco Salas

Solo show

Artissima 2016

Meu depoimento

O curador e galerista Francisco Salas, Galeria PM8 colheu algum material em meu ateliê, escolhidos entre aquele em que seus estudos miram e, com parte do lote, montou a participação de sua galeria em Artíssima, Turim, 2016.  

São peças de meados da década de 1970, dois videos, uma sequência de fotos e um desenho. Para os vídeos conseguiu equipamento de época e os empilhou produzindo "sincronia" temática entre ambos: ME e NÓS.

Na ocasião publicou uma entrevista em que pude refletir e declarar motivos e objetivos de muito do que fiz.

Gabriel Borba, 2017

 

 

 

 

 

Conjunto da Obra

Deconstrução

ME

Nós

Pequeno Mobiliário Brasileiro

Saga do Guerreiro Morto

Nós (Versão II), 1977

Video Tape

Obras, Séries e Coleções: Nós

Exposições: AI-5 50 ANOS, Arco Madrid 2017, Artissima 2016, Nós, Video_MAC

Nós Versão II VT

 

Meu depoimento

 

NÓS Versão II (VT) veio da mesma fonte interna com o que tenho trabalhado: minha impressão sobre a violência contra o indivíduo. Primeiro de tudo a palvra nós, tem dois significado nós ou nós ao mesmo tempo.

Esta versão VT foi feita dentro de uma instalação no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e mostra, em uma projeção de slides, um fusilamento com o corpo de alguém caindo, com o som do projetor tomando o lugar do ruído dos tiros. A sequência segue intercalada por um rosto no espelho e a calça vazia que está no chão. Em uma ação tão subjetiva, o rosto no espelho, meu próprio rosto, tem um significado muito profundo segundo Lacan, olhando para si no espelho e, lentamente, virando o olhar para a frente.
Cabe ainda dizer que o corpo caindo é um trabalho autônomo e seu registro está publicado neste site como performance com o título corpo che cade, de alguma forma ligado ao Inferno de Dante, canto V, últimas linhas

Gabriel Borba, 2019