O Gato Acorrentado a Um Só Traçado

O Gato Acorrentado a um Só Traçado

Meu depoimento

 

Na cama, em 1977, joelho operado e muita dor, vejo na janela um gato me espiando. No outro dia e no outro e no outro, mais ou menos à mesma hora, lá estava o gato. Ao tentar virar-me para vê-lo melhor, gemia (aos gritos, às vezes) de dor e ele, assustado, fugia.

Um dia preparei-me em boa posição, com papel e lápis, e desenhei rapidamente o visitante.

Mais tarde, melhor, já fora da cama, elaborei cuidadosamente o desenho, procurando manter o canhestro do original.

O desenho foi usado para o vídeo O Gato Acorrentado a Um Só Traçado: Por trás de um vidro fosco repeti o desenho e o gravei em vídeo, enquanto o executava, repetindo a ação algumas vezes, ao som de um grito que expressaria dor em forma de miado. A instrução é reproduzi-lo em looping.

Usei um aparelho portapack do MAC USP, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, se a memória não me trai, dentro de um programa  do Museu, voltado a vídeo arte, organizado por Cacilda Teixeira da Costa.

 

Em 1978, diante da convocatória organizada por Marcelo Nitsche para que doássemos gravuras a serem leiloadas em prol do financiamento da campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso(foi o segundo mais votado e, conforme a regra, tornou-se suplente do mais votado do mesmo partido, Franco Montoro), alguns de nós se perguntaram “por que não fazemos algo assim em prol de nós mesmos?” Foi o embrião da Cooperativa de Artistas Plástico de São Paulo.
Unimos bom número de artistas, em grupo e com ajuda mútua, cooperada, produzimos certo número de gravuras que integraria o capital inicial da Cooperativa. Aproveitei o desenho do O gato Acorrentado... e, com a ajuda de Ubirajara Ribeiro, em seu ateliê, fiz uma tiragem litográfica.. A que se vê aqui.

A exposição pró Cooperativa dos Artistas teve como título Papeis & Cia e cada artista apresentou-se com edição de 30 cópias assinadas, postas a venda com preço único, sem que se distinguissem artistas consagrados dos novatos. O disposto, encarado como “dumping de mercado”, provocou enorme desconforto nas galerias que tinham cooperados em seu elenco e gerou o que os jornais chamaram a Guerra das Gravuras.

Gabriel Borba, 2019

Conjunto da Obra

O Gato Acorrentado a Um Só Traçado