Jaula da Anta

Jaula da Anta

Meu depoimento

 

Da entrevista realizada por Francisco Sala, PM8 Galeria, 2016:
"PM8: Me vem à mente a obra  Jaula da Anta, 1970, um projeto bastante polêmico na época e que provocou sua expulsão do Instituto dos Arquitetos do Brasil,  e que fosse readmitido na mesmo dia. Por que você foi expulso pela primeira vez e o que fez os membros do comitê quererem você de volta?
 
GB: A coisa é: digamos que eu estava sendo visto como um menino travesso fazendo coisas absurdas e o projeto que apresentei para um Congresso Internacional de Arquitetos, sem seleção, foi tomado como provocação por causa do tema, do memorial e do lugar. Por acaso, e como eu disse, não houve seleção, meu projeto foi pendurado entre dois desses papas da arquitetura brasileira e as pessoas ficaram incomodadas. No auditório, durante os debates, alguém disse que era um absurdo e por isso Gabriel Borba deveria ser expulso do Instituto de Arquitetos. Como me foi dito, as pessoas aprovaram a idéia, mas outra veio em minha defesa com tanto entusiasmo que mudaram de ideia e foi readmitido. Na verdade, eu não fui realmente expulso do Instituto tão rápido foi a ação. Eu não vi nada disso porque estava ocupado com outra coisa. Estava me inscrevendo em um concurso de Desenho Industrial no qual ganhei, mais tarde, o primeiro prêmio.
O projeto Jaula da Anta teve três versões. O primeiro, apresentado no congresso, parecia um projeto convencional de arquitetura, apresentado em  planta. O segundo, apresentado na Bienal de Paris, era um pouco maior, com textos em francês e um desenho melhor. O terceiro foi uma impressão offset com colagem, formato pequeno, a ser publicada no álbum TRÄMA, lançado pela Cooperativa Geral par Assuntos da Arte.
O projeto é nteressante e deve ser visto. Fazia sentido naqueles dias porque funcionava como uma provocação engraçada contra o bando de pessoas sérias com sua vaidade e tal. Hoje em dia funciona porque é simpático. O engraçado é que um curador americano pediu a Jaula da Anta para exposição  porque é em cópia heliográfica. Espero que esta não seja a sua única qualidade ".


Nota: anta é um animal selvagem brasileiro que no dizer popular nomeia um idiota.

 

Conjunto da Obra

Jaula da Anta